Como foi o Encontro em maio!

15 May 2016

Na última segunda-feira aconteceu a edição de Maio do RubyOnRio. Apesar de algumas ausências, o papo foi muito bom e produtivo!

Começamos conversando sobre quais as melhores fontes de estudo e qual o melhor material para quem esta começando a programar. As opções não ficaram apenas no mundo Ruby, mas fomos além delas. O Vagner contou que indicou um livro de Python para uns amigos pois segundo ele Python é mais facil para iniciantes pois não tem muito código obscuro, ou “mégica”, o que acontece no programa é exatamente o que está escrito, já no Ruby existe muita convenção e muito código interno que faz as coisas funcionarem “magicamente”. Foi falado também do Python for zombies. Não conheço, mas acredito ser uma versão equivalente em Pyhton ao Rails for zombies.

Seguindo no tema de conteúdo para iniciantes conversamos sobre a dificuldade que é montar um ambiente para começar a programar, pelo menos no caso do Ruby se o estudante estiver numa máquina Windows, ele precisará “se virar” com o Ruby instaler ou aprender sobre virtualização de máquina usando Virtualbox ou VMWare. A de convir que é uma barreira de entrada significativa. Pra quem tem um Mac, é mais fácil pois ele já vem com uma versão do ruby instalado, o que facilita bastante.

O Vagner aproveitou para lembrar do StartOnRails, antiga iniciativa criada por ele e pelo Fernando Kosh para ajudar iniciantes a programar em Ruby. Ele contou como no inicio era difícil organizar um grupo de estudo para iniciantes, pois os níveis de conhecimentos era muito diferentes e ele precisava organizar grupos de forma que as pessoas com menos conhecimento ficasse juntas, assim todos seriam mais produtivos e ninguém ficaria entendiado ou não entendendo nada. O StartOnRails formou diversos profissionais e chegou até a ter uma edição paulista.

Em seguida falamos de assuntos variados que me falha a memória no momento, mas para não perder nada, recomendo que vá no próximo encontro que por sinal já tem tema definido! Faremos uma abordagem um pouco diferente, o Luciano falará sobre o ActionCable, e depois faremos uma espécie de Dojo criando uma aplicação que usará ActionCable ou algum outro Web Socket no Rails.

Até a próxima!

Abraços,

Rafael B. Tauil